Mais Fortes que Bombas, 2015

mais-forte-que-bombas-2016-bluray-1080p-legendado-www-thepiratefilmes-com-mp4_snapshot_01-18-10_2016-09-10_22-23-14

Joachim Trier têm três filmes no currículo, até então, todos maravilhosos. Certamente em “Mais Forte Que Bombas” é possível observar um amadurecimento importante, principalmente para a reflexão do processo de luto, que o diretor se propõe em seu mais novo trabalho.

O filme acompanha a história de uma família, pai e dois filhos, lidando com o luto da sua mulher/mãe Isabelle Reed ( Isabelle Huppert ), que fora uma importante fotógrafa e faleceu precocemente. Ela ganha, três anos depois, uma exposição, que unirá o pai, Gene Reed ( Gabriel Byrne ), o filho mais novo Conrad Reed ( Devin Druid ) e o mais velho Jonah Reed ( Jesse Eisenberg ), juntos eles passarão pelo processo, simples e importante, de se enxergarem, para compreenderem como cada um lida com a perda em suas respectivas vidas.

A cena inicial mostra Jonah Reed segurando as mãos de seu filho recém-nascido. Como se, imediato, o diretor nos guiasse para o entendimento de que a vida é um ciclo, de novas infinitas oportunidades de reinvenção. Isabelle foi/é uma importante fotógrafa, registra a verdade e a imortaliza, no entanto com a sua morte, tudo se foi, quase tudo se esquece, senão, os seus feitos. Mesmo que a sensação seja de apagar a imagem, a lembrança resgata o mais importante de cada indivíduo; o mais curioso é que a lembrança varia de pessoa para pessoa e, nesse ponto, o filme é poderoso em acompanhar diversas perspectivas sobre uma mesma mulher, ora heroína, para os filhos, ora uma pessoa que trai, para o marido, e uma artista imortal para o restante do mundo.

É impressionante como as pessoas atingem várias facetas e são moldadas, ao longo da vida, por diversas pessoas. Criamos e somos criados diariamente, como um verdadeiro, bonito e traiçoeiro conto de fadas.

Toda a carga emocional cai em cima do Conrad Reed, o filho mais jovem, que não aceita a morte como algo natural, leva a vida com uma vontade exagerada de rejeitar a realidade. Ele dedica-se aos games, obrigando o seu pai, em dado momento, a criar uma conta em um jogo online para tentar estabelecer uma conexão com o filho, nem que a ultima opção seja o fazer online. É uma crítica grandiosa e oportuna para essa nova geração que prefere ocultar os seus sentimentos ou descarregar em uma realidade virtual, onde criam avatares que representam as suas angústias mais ocultas.

Por esse motivo, o ator Devin Druid é o que mais se destaca. Inclusive é curioso como o seu comportamento físico está parecido com outros trabalhos do Jesse Eisenberg que, por sua vez, desenvolve um personagem bem diferente do que estamos acostumados. Aqui ele é o nerd depois do ensino médio, cheio de experiências e maturidade que o impedem de ser alienado.

Ainda no elenco destaco também a presença poderosa da sempre maravilhosa Isabelle Huppert. Mesmo que sua personagem não tenha tanto tempo para brilhar, ela demonstra um cansaço, chegando até mesmo a dialogar com o desespero, típico de alguém extremamente vivido que, por motivos óbvios, se vê preso quando tem que voltar para a casa e enfrentar a rotina.

mais-forte-que-bombas-2016-bluray-1080p-legendado-www-thepiratefilmes-com-mp4_snapshot_01-09-29_2016-09-10_22-14-26

Isabelle Reed é uma entidade, uma sombra e, finalmente, uma lembrança que transita durante o longa e se revela para os três personagens principais. Como se eles enxergassem ela e nós, espectadores, não. Por isso os momentos de silêncio funcionam, pois sabemos que existe algo mais naquele cômodo ou rua, algo que permanece intacto na cabeça de todos, a lembrança é o maior milagre da vida e, consecutivamente, se transforma em maldição.

“Mas agora, enquanto ela afundava, cada vez mais distante das ondas da superfície, não havia os momentos cruciais que ele tinha previsto. Ao contrário, os seus pensamentos buscaram no fundo da memória pequenos eventos esquecidos há tempos. Lembrou de uma frase que havia lido em um jornal há poucos dias e que não entendeu[…] Insignificantes fragmentos apareceram, todos juntos nos segundos finais.”

(Visited 8 times, 1 visits today)

emersontlima

No fim, sou apenas um cara fantasiado de coelho que, durante o dia, coloca a máscara de homem e paga uma de intelectual com aqueles que exaltam qualquer manifesto de inteligência.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusFlickrYouTube

Textos relacionados