O amor entre um jovem e um idoso

gerontofilia

Gerontophilia ( Gerontophilia, Canadá, 2013. ) Direção: Bruce La Bruce

Gerontofilia é uma parafilia onde uma pessoa sente atração por pessoas idosas. O fato de um filme abordar um tabu exige muito mais do seu roteiro e direção do que outros. Isso porque a obra passa a andar na corda bamba, pois o tema pode facilmente tirar o foco principal que, na maioria das vezes, é discutir os sentimentos individuais de uma pessoa, de forma imparcial, com a obrigatoriedade de registrar as diversas formas de desejo, amores ou doenças.

Gerontophilia, filme dirigido com muita fragilidade pelo Xavier D… digo Bruce La Bruce, prepara uma série de temas, seduz o espectador e, por fim, entrega apenas um relacionamento infantil entre um jovem e um idoso, como se apenas a diferença fosse provocar a identificação e curiosidade. Em resumo, a obra oferece a mesma coisa de diversos filmes de relacionamentos, inclusive deixando-se levar por contradições, por exemplo: insere uma personagem chamada Desiree ( namorada do protagonista ) que aprecia personagens feministas – inclusive a sua lista pessoal de influências é bem pobre –  e o diretor acaba não explicando o porquê da sua presença e personalidade na trama; apresenta o idoso em um hospital, extremamente fragilizado, rabugento e, logo em seguida, ele está seminu com o protagonista em sua cama; sem contar a artificialidade desse senhor de 82 anos que, quando sai do hospital, parece conquistar os mesmos dotes do Don Juan DeMarco e começa a atrair todos os jovens ao seu redor.

Existe a pretensão óbvia de discutir a transgressão de imagem, é sabido que os idosos se sentem pouco atraentes e ultrapassados, a sociedade impõe esse pensamento excluindo a terceira idade do padrão de beleza, no entanto, quando o filme começa a discutir esse tema é decepcionante.

O tema de um filme, por mais insano e polêmico que seja, não salva a obra apenas com a sua presença, é preciso consciência, coerência e boas performances para transmitir ideias diferentes, caso contrário, infelizmente, acaba prejudicando o assunto que, em outra oportunidade, poderia ter sido bem trabalhada.

(Visited 21 times, 1 visits today)

emersontlima

No fim, sou apenas um cara fantasiado de coelho que, durante o dia, coloca a máscara de homem e paga uma de intelectual com aqueles que exaltam qualquer manifesto de inteligência.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusFlickrYouTube

Textos relacionados
, , , , , ,

About emersontlima

No fim, sou apenas um cara fantasiado de coelho que, durante o dia, coloca a máscara de homem e paga uma de intelectual com aqueles que exaltam qualquer manifesto de inteligência.
View all posts by emersontlima →